All by myself

E chega o dia em que você tem que lidar sozinha com coisas que costumava compartilhar. Olhar, sem a ajuda do outro, se o apartamento vazio para alugar tem alguma infiltração no teto do banheiro, pias com água vazando na cozinha e portas rangendo. Você tem que decidir se segue procurando ou se resolve logo a questão.

"Por que vai morar sozinha?", todos me perguntam.

Dividir é subtrair despesas e solidões. Temporariamente, moro com uma amiga maravilhosa, que foi das poucas alegrias nesse ano ordinário, essa sequência baixo-astral de 2010.

E por que abrir mão dessa pequena dose de felicidade? Por que ficar ouvindo o som da própria voz num domingo à tarde? Numa noite fria? Numa rua desconhecida?

Eu simplesmente preciso, fui levada (por mim mesma) a lidar sozinha com coisas que costumava compartilhar. Com o novo e provisório lar, com a eterna vontade de voltar para aquele lugar que me fez feliz (e também triste e também sozinha), com os projetos adiados que podem estar suspensos para todo sempre (uma viagem longa? Um filho? Um livro?).

Eu preciso entender sem o conselho amigo, o divã, a tarja preta, o floral o que eu venho fazendo da minha vida. Por que eu não economizei dinheiro? Por que, a essa altura, não estou olhando um imóvel para comprar?

Por que não soube lidar com o casamento? Por que não sei lidar com certas ausências, tristezas, falta de gentilezas, pisos sem sinteko, buscas em classificados?

E chega o dia que você tem que lidar sozinha com esse contrasenso de querer compartilhar algum sentimento e, por hora, não dividir isso que é incerto faz cinco anos: um lar.

Essa coisa difícil (e que dói) de querer ser você mesma e de não poder ser você mesma a todo momento. Estar por sua conta. O desconforto do ser demais intensa, nada organizada. A sensação de "minha vida sem mim".

Eu desperdiço horas com o inútil, eu quero ler mais livros, ver mais filmes, rir com minhas amigas, emagrecer quatro quilos, achar um apartamento, encontrar quem me ame assim sem tantos poréns, viver em outra cidade.

E chega o dia que você tem que lidar sozinha. Segurar o choro na marra. A roupa amassada não é o fim do mundo, os sapos que se engole no trabalho alguma hora vão coaxar em outro brejo. Tudo se ajeita, até com a pouca perspectiva de céu azul na maior parte de temporada de chuva.

Não dá mais para cair na tentação de culpar o retorno de Saturno, as escolhas da carreira, o relaciomento que ruiu, os pais por qualquer complexo mal resolvido e a si própria. Há muito com o que lidar.

E sozinha.

Comentários

  1. Amadurecimento pode ser a palavra certa (ou a errada). As peças da vida são encaixadas no seu tempo, desde que a gente dê uma mãozinha empurrando tudo para seu devido lugar, não vale esperar a "mudança da lua, do planeta"...

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Elaine. Nada muda se a gente não mudar ao menos um tiquinho. Beijo e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. A gente eh amiga, necessariamente sozinhas. Mas essa fase de solitude eh passageira. Aproveite o q ha de bom nela pois um dia vc vai se recordar com carinho. Beijos.
    P.s:eu t liguei ontem pra vc ir la em casa pegar suas coisinhas. Aparece!

    ResponderExcluir
  4. ei amore, eu vi. vou te ligar para conversarmos com calma...fiquei meio offline neste findi. bora encontrar? beijocas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas