Soltando as amarras

Embora eu goste de debates, encontros com escritores e pensadores, nunca fui uma pessoa oficineira. Sempre considerei o oficineiro um faficheiro em sua essência...antes que isso soe um preconceito, explico: sempre escolhi as práticas nos tempos de faculdade. Havia a turma da UFMG, que fazia imersões no Festival de Inverno, que se graduava com um ingresso no mestrado porque devorava disciplinas paralelas.

Eu não. Conciliava dois estágios e cursava comunicação à noite. Queria aprender logo a ser jornalista. Com o diploma na mão, percebi que de interessante mesmo na graduação, só mesmo as aulas de filosofia, cinema, teatro, sociologia e ética. Confesso que me frustrei com minha pressa assim que recebi o canudo.

Hoje vejo que foi apenas uma escolha. Quem seguiu na direção oposta não necessariamente solta foguetes.

Dei essa volta para dizer que, quando minha amiga Carol me chamou para fazer a oficina de escrita da Márcia Tiburi, não pensei duas vezes. A vontade de sempre aprender só cresce em mim a medida que os anos passam e a Márcia, pelo que já li e vi na TV, sempre me pareceu interessantíssima.

E digo, após quase sete horas de convívio, que ela é mais incrível ainda pessoalmente.

A filósofa, escritora e mãe da Malu me ganhou nos primeiros momentos da conversa (com a turma bastante heterogênea), assim que disse que escrever era de uma intimidade extrema (mais até do que sexo). Depois, veio a discussão da apropriação da história dos escritores que são nossas referências. E, ainda, a impagável "lupa literária" que já adotei.

Sobre a Lupa: pense numa pessoa que possua uma característica marcante a qual pode, inclusive, irritar profundamente (um pedante, por exemplo). Transforme-a num personagem e, voilá, você a verá com outros olhos...

As práticas foram ótimas e desafiantes. Houve quem brigasse com o papel em branco e quem se agarrasse à primeira ideia. De algum modo, acho que todo mundo ali sofreu com pouquinho. Medo de ter escrito algo ruim, de ler o que escreveu para o público, de não conseguir de fato se expressar.

O fator tempo foi outro algoz. Como criar em 15-20 minutos um microconto? Eu consegui não pelo talento, mas porque o cotidiano jornalístico (aquele para o qual me preparei desde os 17 anos) me impõe limites e prazos.

Fiquei pensando que para mim o tema livre, ao contrário do que fizemos, era o mais apropriado. Ele intensificaria meu sofrimento (necessário) na busca das palavras. A capacidade narrativa é importante, observou a Márcia. Ela não pode engessar, constatamos.

Meus contos falavam de uma passagem que me ocorreu pouco tempo atrás na fila de cinema e do dia em que a Mariana se foi.

Anotei várias indicações de livros e adoraria ler todos eles, até os que tratam de temas mais distantes do meu interesse.

Enquanto a turma falava da Branca de Neve e toda a crueldade velada dos clássicos infantis, me lembrei do móbile de bruxas da Disney que eu ganhei quando tinha uns seis anos e de como, não sei porquê, eu gostava delas.

Caminhei pela rua da Bahia até a Savassi. Quis almoçar algo tão delicioso quanto aquela experiência, ficar sozinha com meus pensamentos e a taça de vinho.

Olhei as pessoas de outra maneira. Saquei meu bloquinho e sorri ao ler uma frase da Márcia: "para eliminar uma tristeza, desenhe um elefante".

Continuei fazendo exercícios extra-classe e, drummondianamente rabisquei: "gastei ideias com palavras que os dedos não queriam digitar. é a poesia da vida que foi dar uma voltinha".

Quando a sobremesa chegou, eu a dividi (sou do tipo que acha que existem as pessoas que dividem e as que não dividem a sobremesa). Pedi para a garçonete embalar a outra metade da torta de limão para minha mãe.

Voltei feliz para casa.

Comentários

  1. Que lindo Lud! Amei, foi demais.
    Faremos outras, né?
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Carol, com certeza sim! Adorei seus contos na oficina. Muito obrigada por lembrar de mim e me presentear com esta gentileza.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3:40 PM

    adorei morro de inveja de quem faz essa oficina. Aliás, sou fã da Márcia tiburi. Sou professor de português e sempre uso textos dela. da revista cult.

    ResponderExcluir
  4. Que bacana! Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Mega me identifiquei ;) congrats pelas palavras.

    ResponderExcluir
  6. Oi Karol, obrigada pela gentileza! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas