Mais uma despedida

O mundo fica muito pior quando pessoas como ela se vão...

Coreógrafa alemã Pina Bausch morre aos 68 anos - Da Redação do Uol

A coreógrafa e bailarina alemã Pina Bausch morreu aos 68 anos, informa o jornal britânico "The Guardian". Bausch, nascida Philippine Bausch, era diretora artística do Teatro de Dança de Wuppertal desde 1973. De acordo com o jornal alemão Deutsche Welle, recentemente a coreógrafa foi diagnosticada com câncer.

As coreografias da bailarina, que estreou como coreógrafa em 1968, caracterizam-se por uma junção de teatro e dança moderna, refletindo sentimentos humanos como a tristeza e o amor.

Entre as suas produções mais conhecidas estão "Komm tanz mit mir" ("Vem, Dança Comigo", 1977), "Keuschheitlegende" ("Lenda de Castidade", 1979) e "Viktor" (1986), ou "Café Muller".

Parte dos trabalhos da companhia Tanztheather Wuppertal de Bausch tomou por referência países por onde passou desde a década de 1980. A Coreografia "Rough Cut" é dedicada à Coréia do Sul, por exemplo, e "Água", de 2001, é fruto da passagem da coreógrafa pelo Brasil.

Em 2007 ela ganhou o Prêmio Kyoto, importante prêmio internacional de dança, em homenagem ao seu trabalho, rompendo a fronteira entre dança e teatro e estabelecendo um novo parâmetro da arte teatral.

O trabalho de Bausch pode ser visto também no cinema, no filme do diretor Pedro Almodóvar "Fale com Ela" (2002).

Desde setembro de 2008, o trabalho da bailarina e coreógrafa era objeto de uma biografia cinematográfica conduzida pelo diretor Win Wenders.

Comentários

Postagens mais visitadas