Cegueira

Como Cazuza - ariano até o osso - sou exagerada. Pois ao contrário do que o título desse post sugere, não estou falando do Fernando Meirelles, quiçá do Samarago. Ainda como nativa do primeiro signo zodiacal cultivo um certo egoísmo. Librianos que me perdoem, mas o eu é essencial...

Enfim, voltando ao assunto, entre quarta passada e hoje, achei que iria perder a visão. O olho direito começou a lacrimejar muito, tudo ficou embaçado. Consegui me encaixar numa consulta do Dr. Paulo, que me atende há uns oito anos. O problema é que a clínica dele parece de geriatria. Então, velhinhos e velhinhas estão necessariamente duas horas na minha frente, não importa a hora que eu marco.

O colírio alucinógeno não impediu que todos ali ficassem encantados com a dona Maria Cecília, uma senhora lindinha, toda arrumadinha, de unha feita e tudo que, no auge dos 99 anos, esbanjava lucidez. Ela - como eu - estava alheia ao papo furado da sala de espera e não fazia cara de desespero com as gotas ardidas nos olhos. Me identifiquei com a atitude, mesmo que o mundo ache - e não sem muita razão - que eu falo pelos cotovelos e dou idéia para qualquer um. Quando resolvo fazer cara de paisagem, sou a própria personagem de filme nouvelle vague.

Naquele momento, não pude deixar de morrer de saudades da minha avó (é sempre assim quando vejo uma velhinha fofa). No caso, dona Celinha dava um banho na dona Maria Cecília porque era bem mais estilosa. Fiquei pensando que essas velhinhas que me deixam nostálgica são apenas parte de um caleidoscópio. Minha amada avozinha não terá similares nessa "encadernação".

Durante o exame, contei quase toda a ação de "Blindness" para o Dr. Paulo. Ponderei que esperava tanto, mas tanto que saí um pouco decepcionada da sala de cinema. Minha miopia e astigmatismo ficaram perturbados - com o filme, não com a consulta - mas isso era gol a favor. O diagnóstico não foi dos mais agradáveis: meus olhos estão desenvolvendo uma espécie de alergia às lentes de contato e preciso usar mais óculos (ou operar, que eu prefiro). Com isso, estou machucando minha córnea. Dramática (como sempre), pensei que elas seriam, junto com o fígado, órgãos a menos para doar. Desse jeito, não chegarei a marca de dona Maria Cecília.

Comentários

Postagens mais visitadas