Seletividade

Um dia esse momento iria chegar. Trocar a falsa sensação de um milhão de amigos pelos poucos e bons, a pista cheia e barulhenta pela música do vento que bate à minha janela enquanto leio um bom livro, o salto pela sapatilha, a cantada de quinta pela voz do Sinatra ou aquele poema do Leminski, qualquer guloseima por um lindt, assim por diante.

Ando eliminando certos convívios nocivos faz tempo. E hoje estava pensando que, por coincidência, eram pessoas de mesmo nome. Algo como evitar laços fraternos com Danielas ou afetivos com Leandros - não se chamam assim, mas manter a identidade secreta faz parte de evitar explicações que vão desde o fatores objetivos, como confiabilidade, e subjetivos, como a preguiça (algumas relações datam, fazer o quê?), àquela mania de tratar como Radiohead quem eventualmente me tratou como Coldplay (a princípio e por princípio, não sei ser indelicada. No entanto, nas minhas veias não corre sangue de barata, e quando percebo determinados condicionamentos meus e dos outros, consigo tranquilamente fazer uma grande viagem de ida sem volta para Blaselândia. Tudo isso, claro, é ação e reação).

Ao mesmo tempo, venho me surpreendendo com a tolerância trazida pelos últimos anos. Outro dia, uma velhinha no salão interferiu na  minha conversa com a manicure. A moça, que eu acabara de conhecer, me perguntou se eu tinha filhos. Eu brinquei: sim, de quatro patas. Imediatamente, e sem que eu pedisse, veio o palpite. Ouvi que as pessoas como eu estavam perdendo os valores de família, trocando crianças por cães. Eu olhei para ela e falei: no meu caso são gatos e se chamam Alice e Serge. Não satisfeita, soltou que gato era traiçoeiro e que achava o fim eu dar nome de gente para bichos. Assim. Eu retruquei que os meus eram extremamente carinhosos. 

A velhinha, então, quis saber se eu era casada. Respondi que não mais. Ela versou, mais uma vez, que os jovens de hoje - gentilmente referindo-se a mim - desprezavam valores essenciais, sendo que essencial naquele momento seria ficar longe de gente intransigente e grosseira como ela. Derepente, o discurso da rainha foi interrompido pelo noticiário na TV. Mudando de assunto, ela comentou algo sobre a boa fase Atlético, aguardando a minha reação.

-  Como a senhora pode supor, sou cruzeirense. 

Honestamente, achei que isso seria motivo para nossa não afinidade acabar por ali. No fundo, estava aliviada por conseguir responder educadamente a tanta bobagem. Foi quando ela conseguiu que eu esboçasse uma cara feia, voltando à estaca zero.

-  Por que você não adota uma criança? 
-  Porque a minha vida está bem assim, ainda que eu ache um ato muito bacana e que deveria ser facilitado pela lei. Tenho muitos amigos gays, por exemplo, que seriam pais ótimos e amorosos e há mesmo muita criança precisando de um lar. O que atrapalha é a "burrocracia" brasileira.

A nem um pouco doce velhinha começou a se transformar numa víbora e eu me lembrei de um texto do Dalai Lama falando sobre a crueldade dos chineses contra os tibetanos... mas peraí, eu não sou o Dalai Lama! Ela bufou que gays nunca dariam ótimos pais, que na bíblia...

Foi quando eu não a deixei continuar. 

- Olha, dona Esther (ou qualquer nome de velhinha, pois o verdadeiro não me recordo agora), é melhor a gente não prosseguir em nossa conversa. Está claro que eu não penso como a senhora, nem sou da maneira da sua geração e por respeito à sua idade, não vou me alterar porque eu não faço a menor distinção entre homossexuais e heterossexuais. O que eu sei da bíblia é a passagem do "amai-vos uns aos outros", dos tempos em que eu era católica,  minha avó era viva e isso faz um bom tempo.  

Ela ficou muda, passou a conversar com a filha da dona do salão sobre o filho dela que era um ótimo partido (fiquei imaginando o tipo). Escolhi um esmalte vermelho "bem alegre" (em outros tempos, teria dito em alto e bom som "bem biscate"), agradeci à manicure e cedi o lugar à velhinha, como costumo fazer. 

No caixa, sem graça, depois de ter assistido àquele festival de inconveniência, a filha da dona do salão me pediu desculpas baixinho.

-A dona Esther é assim mesmo, não leve à mal.

Enquanto passava o cartão, sorri para ela. Observei minhas unhas impecáveis como há muito não ficavam. Questionada se queria marcar na semana seguinte um horário, limitei-me a dizer que ligaria depois. Perder um tratamento de beleza tão bom é sempre triste, especialmente para quem tem cutículas sensíveis, mas não é o fim do mundo. Faz parte da lista de seletividade.

Comentários

  1. Eu sempre te achei seletiva. Uma seletiva com coração enorme! Talvez por isso seus critérios fossem mais abrangentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para se pensar...obrigada pelo seletiva de coração enorme.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas