Tripla cidadania

"o meu pai era paulista
meu avô, pernambucano
o meu bisavô, mineiro
meu tataravô, baiano
meu maestro soberano
foi antônio brasileiro"

No Brasil todo mundo prefere ser predominantemente europeu. Eu poderia, se fosse mais persistente, adquirir a meu passaporte italiano. Deu preguiça... Além de tudo, sou essa mistura mesmo, com orgulho.

Certa vez, quando liguei para um paquera de outro Estado perguntei: "sabe quem está falando?". Ele brincou: "com esse sotaque britânico, só pode ser você". Sou mineira no falar, no gostar de receber amigos na minha cozinha, no meu encanto por montanhas e, mais ainda, pelo distante e misterioso mar. Não sou mineira na desconfiança, no guardar o almoço na gaveta da mesa até que a visita vá embora...

Talvez o ser e o não ser foram os responsáveis por abrir minhas possibilidades para o estar. E há, neste país imenso, dois lugares muito distintos em que me sinto em casa: São Paulo e Pernambuco. O primeiro me apresentou amigos tão generosos que irão atravessar encarnações; me mostrou que eu gosto de ficar às vezes comigo mesma, sem medo do escuro; que eu tenho necessidade física, química, emocional e o que mais for de devorar arte, pastel de feira e toda essa coisa que acontece no meu coração.

No rios, pontes e overdrives de Recife encontrei o calor além da temperatura absurdamente elevada. Não me esqueço do cara que perdeu um ônibus (que chegava ao ponto a cada uma hora) apenas para me passar, com detalhes, uma informação turística. Sempre me lembro com imenso carinho do amigo que fiz em 2000 (e perdi contato) que me apresentou às iguarias culinárias daquele lugar e, me fez engasgar de emoção, quando recebi do nada um sedex com discos de novos artistas e regalos pernambucanos.

Então, para mim, sempre que alguém se mete a falar mal de São Paulo ou de Pernambuco, é como se estivesse falando mal do meu time, da minha família. Eu sou como os gatos e o Ruy Castro, posso estar aonde sinto o afeto, o aconchego, não necessariamente aonde fui registrada em cartório.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas