Da amizade

"O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica..." Vinícius de Moraes

Eu estava ali cheia das minhas convicções esotéricas. As cartas já não adiantavam mais, como cantou Roberto. O I Ching me colocava na geladeira e as previsões para áries eram um fiasco. Então, ela me disse: "a vida é muito mais interessante do que isso".

Não foi a primeira vez que a amiga dissera, com a maior elegância, "pare de se vitimizar". Por que há gente de sobra neste mundo para se achar no direito de falar o que quer, sem pensar nas consequências. Eu mesma sou um pouco assim e, honestamente, não acho que seja motivo para me vangloriar. Ao contrário.

E foi desta maneira, doce e firme, que ela entrou definitivamente para a galeria dos pouquíssimos e preciosos amigos do coração que tenho hoje. Porque amigo sabe quando tem que puxar sua orelha, amigo sabe quando precisa te tirar da linha reta e enfadonha da normalidade e te aplicar uma dose de loucura, amigo tem sempre o melhor abraço e a frase certa para sacar em momentos de tristeza ou desilusão.

Minha amiga é a primeira pessoa do dia a me ouvir tagarelar. Só por conta disso, merecia um prêmio, pois eu acordo com a corda toda. Brindamos com vinho o show do Ney Matogrosso, com suco de uva nossa troca de presentes de natal. Ariana e passional - sinônimos? - que sou avisei um dia desses que ela é a irmã mais velha que eu sempre quis ter.

Para minha surpresa, minha amiga não saiu correndo com o "torna-te eternamente responsável por aquilo que cativas". Capricorniana típica, como descreveu Sabino ("nasce velho e morre menino"), retribuiu com carinho. E continuará retribuindo.

Porque ela sempre será a doçura de pessoa que distribuiu bombons para agradecer homenagem que recebeu incerta feita, ela sempre será a maluquinha que agitou o plantão de domingo pós show do Del Rei, ela sempre será a que utiliza tão bem, e como poucos, as palavras.

Para minha amiga Silvana Mascagna, que é um verdadeiro presente na minha vida.

Comentários

Postagens mais visitadas