Passagem

Páscoa vem do hebraico pessach, passagem.
Revejo passagens passadas a cada ano em feriados.
Os aniversários que caíam em sexta-feiras santas, a comida que não me agradava e minha avó dizendo que pessoas de alma boa iriam para o Céu de qualquer maneira - ao passar um bife para a neta mimada.
Passagens por tapetes coloridos de serragem em Ouro Preto, pela expectativa de encontrar ovos de chocolate escondidos pela casa por mamãe.
Não há mais bacalhoada, nem o churrasco contraventor do meu pai.
Não há mais viagem para cidade histórica, nem uma caixa de chocolates maior do que eu presenteada pelo vovô.
Nem eu tenho aquela fé. Talvez aquela fé nunca tivesse pertencido a mim.
Era das mulheres da procissão com seus mantos roxos, os choros, as velas.
Mas espero que a fé não falhe para elas, nem para mim.
Que passemos e que sigamos.


Comentários

Postagens mais visitadas